terça-feira, 22 de setembro de 2015

Em fotos: A vida dos trabalhadores dos esgotos de Mumbai, na Índia

Da BBC

Trabalhadores descem ao 'inferno' nos esgotos de Mumbai, na Índia, para manter a superfície limpa (Foto: Sudharak Olwe)Trabalhadores descem ao 'inferno' nos esgotos de Mumbai, na Índia, para manter a superfície limpa (Foto: Sudharak Olwe) 

Via :http://g1.globo.com/

Gigantesca, cidade mantém cerca de 30 mil pessoas vivendo no lixo, em condições quase subumanas; todas são de casta considerada 'inferior'.

 

 

Mumbai, na Índia, tem cerca de 30 mil funcionários de conservação, também conhecidos como varredores, que vivem uma rotina de trabalho intensa e insalubre – para não dizer infernal.
O fotógrafo Sudharak Olwe registrou a vida dessas pessoas, que passam seus dias nos esgotos e no meio do lixo para manter a cidade limpa.
Confira as imagens:

 Todos os varredores pertencem à casta dos dalits, antes conhecidos como intocáveis. Eles coletam o lixo, varrem as ruas, limpam calhas, enchem e esvaziam caminhões e atuam nos aterros  (Foto: Sudharak Olwe)Todos os varredores pertencem à casta dos dalits, antes conhecidos como intocáveis. Eles coletam o lixo, varrem as ruas, limpam calhas, enchem e esvaziam caminhões e atuam nos aterros (Foto: Sudharak Olwe)
Essas pessoas muitas vezes têm de descer às galerias de drenagem de águas – algumas são tão profundas que poderiam acomodar um ônibus de dois andares. Depois de emergir, o trabalhador pode levar horas para se 'recuperar'. O trabalho não requer habilidades especiais, apenas um par de braços e pernas e a coragem de descer o que para muitos seria o 'inferno' (Foto: Sudharak Olwe)Essas pessoas muitas vezes têm de descer às galerias de drenagem de águas – algumas são tão profundas que poderiam acomodar um ônibus de dois andares. Depois de emergir, o trabalhador pode levar horas para se 'recuperar'. O trabalho não requer habilidades especiais, apenas um par de braços e pernas e a coragem de descer o que para muitos seria o 'inferno' (Foto: Sudharak Olwe)
Parmar usa uma pesada vassoura de madeira para limpar essa escadaria – para fazer uma pequena pilha com as minúsculas folhas que tira dos degraus são necessárias de 30 a 40 passadas. E esse trabalho tem de ser feito bem rápido, antes que as folhas sejam espalhadas pelo vento (Foto: Sudharak Olwe)Parmar usa uma pesada vassoura de madeira para limpar essa escadaria – para fazer uma pequena pilha com as minúsculas folhas que tira dos degraus são necessárias de 30 a 40 passadas. E esse trabalho tem de ser feito bem rápido, antes que as folhas sejam espalhadas pelo vento (Foto: Sudharak Olwe)
O material que esses trabalhadores removem inclui carcaças de animais, restos de comida, fios de aço, lixo hospitalar, pedaços pontiagudos de vigas de madeira, pedras, vidro quebrado e até lâminas (Foto: Sudharak Olwe)O material que esses trabalhadores removem inclui carcaças de animais, restos de comida, fios de aço, lixo hospitalar, pedaços pontiagudos de vigas de madeira, pedras, vidro quebrado e até lâminas (Foto: Sudharak Olwe)
A remoção é um trabalho árduo e as ferramentas para isso são primitivas: as mãos são usadas para levantar o lixo e os ombros, para carregá-lo. Jadhav, que atua nessa função há vários anos, não gosta de falar sobre seu trabalho. Há cicatrizes em seus ombros, provocadas pelas varas de madeira. Questionado sobre dores, ele acena com a cabeça (Foto: Sudharak Olwe)A remoção é um trabalho árduo e as ferramentas para isso são primitivas: as mãos são usadas para levantar o lixo e os ombros, para carregá-lo. Jadhav, que atua nessa função há vários anos, não gosta de falar sobre seu trabalho. Há cicatrizes em seus ombros, provocadas pelas varas de madeira. Questionado sobre dores, ele acena com a cabeça (Foto: Sudharak Olwe)
Há quatro aterros situados nos extremos leste e oeste da cidade – todos com a capacidade já esgotada. Nenhum deles tem uma cantina ou ao menos um pequeno quarto onde os trabalhadores possam trocar de roupa ou apenas sentar para descansar durante uma pausa (Foto: Sudharak Olwe)Há quatro aterros situados nos extremos leste e oeste da cidade – todos com a capacidade já esgotada. Nenhum deles tem uma cantina ou ao menos um pequeno quarto onde os trabalhadores possam trocar de roupa ou apenas sentar para descansar durante uma pausa (Foto: Sudharak Olwe)
Um 'benefício' do trabalho é o direito a uma pequena casa, mas muitasacabamtendodeserdivididas entre duas ou mais famílias. Uma linha no chão divide o 'território' de cada uma delas (Foto: Sudharak Olwe)Um 'benefício' do trabalho é o direito a uma pequena casa, mas muitas acabam tendo de ser divididas entre duas ou mais famílias. Uma linha no chão divide o 'território' de cada uma delas (Foto: Sudharak Olwe)
A mulher de Hiraman, que se recusou a ser fotografada, está furiosa porque, segundo diz, ovarredor dá a ela apenas 150 rúpias (R$ 9) mensais para manter a casa. Quando esse registro foi feito, ameaçava deixá-lo – ele a mandava se calar. Hiraman está visivelmente esgotado e é improvável que viva por muito tempo. Se morrer, ela será considerada um 'caso digno de pena' e herdará seu trabalho (Foto: Sudharak Olwe)A mulher de Hiraman, que se recusou a ser fotografada, está furiosa porque, segundo diz, o varredor dá a ela apenas 150 rúpias (R$ 9) mensais para manter a casa. Quando esse registro foi feito, ameaçava deixá-lo – ele a mandava se calar. Hiraman está visivelmente esgotado e é improvável que viva por muito tempo. Se morrer, ela será considerada um 'caso digno de pena' e herdará seu trabalho (Foto: Sudharak Olwe)

4 comentários:

  1. Esta postagem do seu blog foi "clonada" por um certo portal de internet cuja credibilidade é discutível... não foi plágio da parte deles?

    Segue o link: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/em-fotos-a-vida-dos-trabalhadores-dos-esgotos-de-mumbai-na-india.html

    Comento porque eu vi esta reportagem primeiro aqui, e horas depois naquele site... conteúdo exatamente igual!!

    ResponderExcluir
  2. Por favor, todos os usuários são bem-vindos por grande medida e ajudam a recuperar a minha prometida. sempre foi o tipo intermitente depois de cada 3 meses que voltará com ex, como um círculo que deve completar e sempre retornar alguns dias ou semanas diciéndome que me ama y que ni siquiera sabe o que está fazendo. Este círculo continuou sempre me llorar y caer enfermo. em un dia fiel, meu amiga vino a verme y me vio llorar e preguntar por o problema, decidí abrir uma ella, eu falou do grande profeta ogidi y al final del día, eu convencion para que lo contactara. O que é que eu não é um homem amável e não cobra muito depois de falar com o profeta e dizerle que as capacidades são financeiramente aceitas. Obtuve o resultado que sempre quise, eu disse que estava com um limite por um hechizo e você me ajudou a desvincular e também é seguro de que nunca mais pudieran volver a estar juntos. Y por primeira vez desde o seu ano, meu ex nunca regresó a ella. Para receber ajuda do sacerdote, envie um correio eletrônico para PRIESTOGIDISHRINE@GMAIL.COM o llame al +2348182260982




    ResponderExcluir

  3. This post is absolutely brilliant! Thank you so much for sharing!

    ResponderExcluir
  4. Do you understand there's a 12 word phrase you can tell your man... that will trigger deep emotions of love and impulsive attraction to you deep within his chest?

    Because hidden in these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's instinct to love, worship and look after you with his entire heart...

    ===> 12 Words That Trigger A Man's Love Impulse

    This instinct is so built-in to a man's brain that it will drive him to work harder than before to to be the best lover he can be.

    As a matter of fact, triggering this powerful instinct is so mandatory to getting the best possible relationship with your man that once you send your man a "Secret Signal"...

    ...You will immediately find him open his mind and heart to you in a way he never experienced before and he will recognize you as the only woman in the universe who has ever truly fascinated him.

    ResponderExcluir